Na terça-feira (19), o presidente argentino, Javier Milei, teve uma reunião bilateral com seu homólogo chinês, Xi Jinping, durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro. De acordo com o governo argentino, ambos os líderes demonstraram interesse em ampliar suas relações comerciais.
"Discutimos questões importantes para a relação bilateral, incluindo cooperação produtiva e a expansão das relações comerciais", informou o porta-voz da Presidência.
Conforme o governo argentino, "a China manifestou desejo de aumentar o comércio com nosso país, enquanto a Argentina expressou sua intenção de diversificar e expandir suas exportações para o mercado chinês".
"Reafirmaram-se os laços e acordos comerciais e financeiros em vigor, assim como o desejo de continuar explorando novas oportunidades para fortalecer a relação bilateral", acrescentou o porta-voz.
A agência estatal chinesa Xinhua destacou que "China e Argentina possuem estruturas econômicas e comerciais altamente complementares e amplas perspectivas de cooperação", ressaltando que "a China está disposta a prosseguir com a cooperação financeira" e a ajudar a Argentina a "manter sua estabilidade econômica e financeira".
Dados oficiais de setembro mostram que a China é o segundo parceiro comercial mais importante da Argentina, atrás apenas do Brasil.
Além disso, o presidente argentino também teve encontros no Rio de Janeiro com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
