Nas ruas tem se ouvido muito falar sobre a popularidade do Vice-Prefeito Miguel Alencar (UNIÃO), que vem utilizando seu mandato defendendo os interesses da população. Foi assim durante as fortes chuvas que alagaram grande parte do município de Cabo Frio. Enquanto o Prefeito Dr Serginho (PL) se encontrava fora de Cabo Frio em uma viagem internacional para Miami, Miguel esteve embaixo de chuva nas ruas socorrendo quem mais precisava.
Especialistas atribuem esse cenário ao trabalho mais próximo da população e às ações específicas realizadas pelo vice-prefeito nos últimos meses, que têm sido bem recebidas pela comunidade. A diferença na popularidade também reflete a percepção de maior conexão do vice com as demandas locais.
O debate atual é sobre a cobrança de estacionamento para veículos emplacado no município de Cabo Frio. O Prefeito Dr Serginho de uma forma ditatorial emitiu um decreto onde passará a cobrar o estacionamento até mesmo para quem tinha o direito adquiro através da isenção por ter seu veículo emplacado no município de Cabo Frio.
A jornalista Renata Cristiane postou à época 14/06/22 em sua coluna do jornal O DIA uma matéria sobre o tema onde o então Presidente Miguel Alencar reclama da falta de prioridades do então Prefeito. "Acho que o governo municipal deveria estar preocupado em dar incentivo à população para inscrever a placa do carro em Cabo Frio e aumentar a arrecadação IPVA. Não é momento de se cobrar do cabo-friense (para estacionar). O legislativo não tem intenção nenhuma de passar essa matéria agora”, disse.
Fontes próximas ao governo relataram que o Vice Miguel Alencar não gostou nem um pouco dessa atitude, pois em meado de 2022, quando estava como Presidente da Câmara Miguel manteve seu posicionamento firme contrário a cobrança do estacionamento para veículos com placa de Cabo Frio. E olha que na época, o Prefeito enviou para Casa Legislativa um projeto para ser discutido pelos nobres edis, e mesmo assim Miguel achava que ainda faltava diálogo do Prefeito com a Câmara, imagina agora que o atual Prefeito Dr Serginho nem lembrou que a Câmara existe e resolveu tudo através de um decreto, reafirmando o que muitos já comentam na cidade, que tudo tem quer ser do jeito que Dr Serginho quer, sem importar o desejo popular. Na época, Miguel estava como Presidente da Casa Legislativa e convocou uma audiência pública para ouvir os interesses públicos e a população. O Vice Prefeito que então estava como vereador afirmou diversas vezes que não achava certo essa cobrança e, então, Miguel não colocou em pauta a matéria.
Na mesma matéria citada acima do Jornal O DIA, Miguel ainda cita, "para ele, é preciso um amplo debate com a população antes de qualquer decisão e tranquilizou a população dizendo que essa matéria só voltará a ser tratada no segundo semestre e não será em regime de urgência".
No dia 22 de março de 2022 o jornalista Luiz Claudio Junior também soltou em suas redes sociais uma matéria sobre o tema, onde Miguel fala: "não podemos ter esse retrocesso, como morador, o trabalhador de Cabo Frio, volte a pagar pelo estacionamento, sendo que o resultado não está ai".
No dia 12 de junho de 2022 a Folha dos Lagos também soltou uma matéria sobre a cobrança de estacionamento de veículos emplacado em Cabo frio, na matéria Miguel admite a pressão da opinião pública contrária à aprovação do projeto que cobrava estacionamento para veículos com placa de Cabo Frio. Segundo a matéria, Miguel afirma não ter estudos que comprove que vai dar maior rotatividade (nas vagas) e continua afirmando que para aumentar a receita, poderia se fazer uma campanha de emplacamento em Cabo Frio, para ter isenção de estacionamento. Parece que o prefeito Dr Serginho precisa ouvir mais o seu vice Miguel que parece capaz de ensinar ao Prefeito como trabalhar.
Essa mudança no cenário pode influenciar futuras disputas eleitorais e reforça a importância do papel desempenhado pelo Vice-Prefeito na gestão municipal.


