A Casa Branca anunciou que Joe Biden estará presente na cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para o dia 20 de janeiro em Washington D.C. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (25) pelo vice-secretário de imprensa sênior, Andrew Bates.
Biden se comprometeu a comparecer à posse de qualquer candidato que vencesse a eleição presidencial. "Ele e a primeira-dama honrarão essa promessa e estarão presentes", declarou Bates.
Vale lembrar que em 2021, quando Biden assumiu a Presidência, Trump não compareceu à cerimônia, tornando-se o primeiro presidente em mais de 150 anos a faltar ao evento. Naquele momento, Trump se negou a aceitar sua derrota nas eleições de 2020 e alegou fraude na contagem dos votos, sem apresentar evidências.
A posse de Biden ocorreu poucos dias após o ataque ao Capitólio por apoiadores de Trump, que invadiram uma sessão destinada à certificação da vitória eleitoral do democrata. Antes de Trump, apenas John Adams, John Quincy Adams e Andrew Johnson não compareceram à cerimônia de transição de poder.
Desde que Trump venceu as eleições deste ano, Biden tem enfatizado a importância de uma transição pacífica. O democrata recebeu o republicano na Casa Branca no dia 13 de novembro, onde ambos trocaram cumprimentos e sorrisos. Até o momento, não há informações sobre a participação da vice-presidente Kamala Harris, que perdeu para Trump na eleição.
